“O Seminário Menor poderá ser na Diocese um ponto de referência para aqueles adolescentes que estão à descoberta da sua vocação.”

João Paulo II, Pastores dabo vobis, n.º 63

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Origem do Seminário

O Seminário de São José de Vila Viçosa é consequência da reforma do Seminário levada a cabo pelo Servo de Deus D. Manuel Mendes da Conceição Santos, Arcebispo de Évora. Chegado à Arquidiocese de Évora em 2 de Fevereiro de 1921, apressou-se a reformar o Seminário, vítima dos ventos da revolução republicana como as demais instituições eclesiais.
Sendo necessário instalar o Seminário Menor em edifício próprio, tal viria a acontecer no Convento das Chagas com o consentimento da Rainha Dona Amélia a pedido do Arcebispo de Évora. Desta forma, no ano lectivo 1934/35 abria-se uma página de grande importância na vida da Arquidiocese com a abertura do Seminário Menor de Évora, em Vila Viçosa, dedicado a São José.
Os frutos deste gesto foram imediatos. Depressa o histórico Convento das Chagas se revelou exíguo para as necessidades do Seminário pelo que foi necessário, já sob a acção do Arcebispo de Évora Dom Manuel Trindade Salgueiro, recorrer, primeiro, ao arrendamento do Convento dos Agostinhos em 1951 e, depois, à sua cedência definitiva em 1963 mediante negociações com o Estado para esse fim. O Convento dos Agostinhos, primeira casa religiosa de Vila Viçosa, fundado em 1207 para albergar os eremitas de Santo Agostinho passava a ser, com o Convento das Chagas, a sede do Seminário Menor de Évora.
Com a diminuição acentuada de alunos em meados da década de setenta, a Arquidiocese prescindiu dos seus direitos sobre o Convento das Chagas passando o Seminário Menor a funcionar só no Convento dos Agostinhos.

Sem comentários: